A Música e a Dança

terça-feira, 13 de setembro de 2011
Uma coisa que percebi ultimamente assistindo a uma coreografia de Vaslav Nijinsky em uma música de Claude Debussy "Prelúdio à Tarde de um Fauno", e até tardiamente percebi isso: o encontro da música e da dança é algo perfeito. Já tinha tido contato com outro  balé de Nijinsky junto à música de Igor Stravinsky "A sagração da primavera", que a propósito vi umas duzentas vezes. O interessante é que cada vez que ouço "A Sagração" lembro dos movimentos dos bailarinos e isso traz uma carga dramática ao som, ta aí a perfeição! Uma coisa completa a outra: acho bem provável, nunca fiz a experiência, mas se um dia eu tentar assistir ao mesmo balé sem a música, prestando atenção apenas aos movimentos da dança no silêncio... Talvez nesse silêncio eu imagine a música! Talvez levado pela dança eu me lembre de cada nota da música em cada parte. Como já disse, essas duas artes parecem se completar de fato. Vou deixar uns vídeos aqui dos balés citados acima. 

...E eu que odiava a dança, principalmente a contemporânea, achava sem nexo, sem beleza alguma. Hoje estou aqui escrevendo um post desses. Isso serve para aqueles que preferem ficar com seus velhos conceitos e Preconceitos sem ao menos dar uma chance para o que é diferente ou Inclassificável na sua lista de rótulos. É como diz Caetano: "É que Narciso acha feio o que não é espelho" e o Lobão reafirma: "Se afoga narciso! Se afoga narciso!"
 



   



 
    Do seu lado esquerdo "Prélude à l'après-midi d'un               Faune" (Prelúdio à Tarde de um Fauno) Poema        Sinfônico de Claude Debussy, coreografia de Vaslav        Nijinsky.















À sua direita a primeira parte de "Le Sacre du        Printemps" (A Sagração da Primavera) Música de   Igor Stravinsky e Coreografia novamente de Vaslav Nijinsky.















                                                                                     Abaixo a segunda parte de "A sagração".











               
      
                           E à esquerda a terceira
               e ultima parte do Balé
                   "Le Sacre du Printemps".

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores

Links:

CLICK AQUI CLICK AQUI

© 2010 5ª Distrito de Duque de Caxias Design by Dzignine
In Collaboration with Edde SandsPingLebanese Girls